Opinião: Nimona - Noelle Stevenson (Sem spoilers)


Título: Nimona
Autor(a): Noelle Stevenson
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 272
ISBN: 9789897730559
Goodreads | Compra o livro!
Sinopse:
Quando o vilão Lorde Ballister Coração Negro conhece uma rapariga misteriosa de nome Nimona, ambos são impelidos a uma parceria criminosa com o objetivo de lançar o caos no reino. Assumem como missão provar perante todos que Sir Ambrosius Virilha Dourada e os seus comparsas no Instituto Para a Aplicação da Lei & Heroísmo não são tão heroicos e nobres como todos julgam.
Vão ocorrer imensas EXPLOSÕES.
E CIÊNCIA E TUBARÕES também não vão faltar.
Mas quando simples atos traquinas se transformam numa batalha sem quartel, Lorde Coração Negro descobre que os poderes de Nimona são tão misteriosos quanto o seu passado. E o seu lado selvagem poderá ser muito mais perigoso do que ele próprio está disposto a admitir…


Nimona foi tudo o que eu não esperava de uma graphic novel. Uma aventura cómica, delirante e capaz de nos deixar com o coração nas mãos. Com ilustrações peculiares e uma escolha cromática capaz de nos tirar o fôlego, apresenta-nos personagens e uma trama impensável, mas intencionalmente bem conseguida. 
Já tinha ouvido falar desta graphic novel, pois desde que saiu que anda nas bocas do mundo, mas confesso que não sou a maior fã deste formato e normalmente acabo todas as graphic novels desiludida e a sentir que mais poderia ter sido feito. Mas Nimona foi a exceção.
 
Expõe uma história à primeira vista simples, mas repleta de personagens engraçadas e, mais importante, reais com qualidades e falhas. Aliás, Nimona é uma graphic novel com um romance homossexual e uma personagem principal inválida, evidenciando o que muitos livros ainda se esquecem de incorporar na sua narrativa e que apenas são um espelho da sociedade.

As personagens foram uma construção maravilhosa pelas mãos e palavras da Noelle Stevenson, e confesso que a Nimona foi uma completa alegria e animação para a história e para o seu companheiro de guerra, Lord Ballister. Este é uma personagem mais séria e com um passado sombrio, intitulando-se como um vilão. Porém, com o desenrolar da graphic novel um aspeto é evidente: não há vilões nem heróis, todos temos um lado bom e um lado mau. E a autora demonstrou esse mesmo pensamento com uma história belíssima e ilustrações divertidas.
Recomendo-o a todos aqueles que desejam ficar comovidos com uma história profundamente emocionante e visualmente encantadora e viciante. Atenção: Impossível não se emocionar e/ou apaixonar com os vilões mais adoráveis de sempre!

No comments