Opinião: O Código Da Vinci - Dan Brown

Título: O Código Da Vinci (Robert Langdon #2)
Autor(a): Dan Brown
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 544
ISBN: 9789722520454
Goodreads | Compra o livro!

Sinopse:
Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou. Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.

Opinião (com spoilers!)
A razão porque desejei tanto ler "O Código da Vinci" foi porque envolvia Leonardo da Vinci.
No entanto, e sem mencionar a veridicidade da obra (ou a falta dela, na opinião de alguns leitores), eu apreciei imenso este livro.
Muito bem escrito pelo Dan Brown, a obra proporciona aos leitores (se estes quiserem) uma história magnífica com a qual podemos aprender muito mais do que imaginamos.
A linguagem é acessível, mas por vezes, a narrativa chega a ser cansativa com todas as informações que o autor nos fornece para entender-mos o livro. Porém, isso não importava assim tanto, pois, para entender o livro, eu tinha de perceber toda aquela nova informação.
No entanto, o que eu realmente menos apreciei foi o facto de não haver romance algum entre o Robert e a Sophie, para além de uns olhares, de um beijo e de uma "proposta" no final do livro. O que me desiludiu bastante, pois estava à espera de mais romance entre este "casal".
E maioritariamente por isso, resolvi dar 4 estrelas ao livro, que prometeu pouco no romance e talvez, demais nas tramas da igreja católica.
Mas recomendo (e muito) o livro! Claro, para quem é aberto a ideias e crenças diferentes das suas, pois o que Dan Brown criou pode abalar com aquilo que acreditamos ser verdade e a forma como vemos a igreja e talvez para alguns, até Jesus Cristo.

Esta opinião foi originalmente publicada em TheBooktarian em 02/03/2014.

No comments